O chefe do Ano

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uso do Blog como ferramenta Educativa


A aula de D. Marta

D.Marta, 30 anos de profissão e lecionando na mesma escola há 15 anos, entra na turma do 6º ano para mais uma aula de Português, como de costume, abre seu livro e começa sua aula de interpretação de texto.
Os alunos, já cansados da rotina repetitiva de sempre, sugerem a querida professora que a turma monte um blog sobre a matéria, uma vez que o colégio possui sala de Informática com acesso a internet e um excelente monitor, neste momento um dos alunos levanta a mão e pergunta:
_ Professora eu tenho internet em casa, posso acessar de casa e postar alguns textos para nosso blog?
Outro aluno, indignado, pergunta:
_ Não concordo, eu não tenho internet em casa e não poderei acessar, somente aqui no colégio, sendo assim ficarei prejudicado.
D. Marta, muito calma e compreensiva, reponde:
_ Meninos, não precisam se preocupar, pois nosso blog não será avaliado, apenas servirá de base para nosso teste e aqueles alunos que não possuem internet em casa, já conversei com nossa Diretora e ela liberou o acesso no laboratório para esses alunos, portanto, todos poderão participar de nossas postagens.
_ Ufa! Respondeu Carlos, o aluno que não possuía internet em casa.
_ Legal, falou Paula, toda eufórica com a possibilidade de fugir daquela aula repetitiva e cansativa.
Luiz, o aluno CDF, pensou por alguns instantes e lascou uma pergunta:
_ Cara Professora, acredito que este blog, não só poderia servir para nosso teste, como também poderia ser nossa avaliação do Bimestre, se todos os alunos tivessem que fazer a postagem de um texto com questões de interpretação, todos os alunos deverão responder as questões de nossos colegas, em um arquivo e enviar para o seu e-mail, com isso iremos fazer 30 exercícios, uma vez que a turma possui 31 alunos, o que a senhora acha?
Antes que D. Marta respondesse, Mario falou:
_ Esse negócio de Blog é a maior furada, todo mundo pode acessar, mexer, alterar, vai acabar que alguém vai apagar os textos ou modificar as perguntas.
Novamente D. Marta, muito tranqüila, responde:
_ Acho que sua idéia é muito pertinente, respondeu D. Marta. Irei pensar e na próxima aula falamos sobre isso.
_ Eu sei Mário que está é uma deficiência que o blog possui, porém como estamos em uma comunidade, acredito que todos temos que confiar no próximo e com isso colaborar para o bem da turma, completou a Professora.
_ Nossa este Blog, deve ser bem legal mesmo, heim! , falou Betina.
Neste momento o sinal bateu, a aula terminou e D. Marta, ficou satisfeita em estar utilizando uma ferramenta pedagógica tão maravilhosa, coisa que ela tinha um grande preconceito em aplicar em suas aulas.

Um comentário:

  1. Dona Marta com trinta anos de magistério na verdade representa ainda muitos de nossos colegas que ainda resistem ao uso das tecnologias na sala de aula.
    Com o nosso curso podemos aos poucos contaminando os nossos colegas.
    Sandra, professora de História da rede estadual e tutora À distância do FCTEweb/Cecierj

    ResponderExcluir