O chefe do Ano

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Professor de Informática


“ Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática”. (Freire, 1991: 58).

Através da observação desta citação de Freire, podemos observar que o professor de informática tem um papel muito importante na construção do conhecimento de cada um, seja do educador ou do educando; Formar pela prática e através da prática é fundamentalmente a primeira diretriz do profissional de informática, objetivando a cada dia nos aprimorar, afim de conseguir acompanhar os avanços tecnológicos dos tempos modernos. A cada momento, surgem novos Softwares e o profissional de informática tem o papel de ser um filtro para só deixar passar aquilo que for de cunho educacional, em si falando de Informática educativa.

Após a pesquisa sobre os projetos do Governo, relacionados a Informática educativa, o autor concluiu que  a maioria dos professores consultados, assim como o próprio, desconhece a existência da maioria deles. Não adianta criarem projetos fantásticos e maravilhosos, se eles não conseguem chegar ao conhecimento dos profissionais que deveriam ser os primeiros a serem apresentados a tais projetos.

A maioria desses projetos, ficam no papel ou simplesmente nunca chegam a determinadas regiões do país. Por este motivo após observar a pesquisa realizada com diversos professores de várias disciplinas, tomei a liberdade de propor alguns projetos que tem a finalidade de proporcionar a interdiciplinaridade, com o propósito de mostrar as profissionais de educação que podemos utilizar a Informática Educacional utilizando ferramentas do dia a dia, sem ficarmos presos a Softwares prontos e que muitas vezes, se mal direcionados, não acrescentam nada ao conhecimentos dos alunos.

Trabalhar com Informática Educacional e ter uma visão do todo, como sendo um único, ou seja, utilizar de um para mostrar vários, desta forma teremos a certeza de estar contribuindo para a construção do conhecimento de cada indivíduo, ou pelo menos estar ajudando para a sua formação. Qualquer profissional, seja de qualquer disciplina, pode e teve lançar mão dos recursos tecnológicos para fazer com que suas aulas se tornem uma busca constante pelo conhecimento, e cabe ao informático, mostrar o caminho para que ele consiga as ferramentas necessárias para chegar a este fim. Está chegando o momento que os livros serão substituído pelo computador e cada profissional será um facilitador, capaz de conduzir os jovens para o caminho do conhecimento, mas enquanto está realidade não chega, acredito que com os projetos apresentados, no capítulo 4, qualquer informático seja capaz de dar os primeiros passos para elevar a cultura  de seus alunos e tornar cada indivíduo, um  multiplicador do seu conhecimento.

“ A sociedade do conhecimento exige um homem crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, trabalhar em grupo e de conhecer o seu potencial intelectual. Esse homem deverá Ter uma visão geral sobre os diferentes problemas que afligem a humanidade, como os sociais e ecológicos, além de profundo conhecimento cobre domínios específicos. Em outras palavras, um homem atento e sensível às mudanças da sociedade, com uma visão interdisciplinar e com capacidade de constante aprimoramento e depuração da idéias e ações”.(Valente 1996).

Um comentário:

  1. Olá, Ivan
    Também sou da Faetec, sou professora de biologia da ETEVM.
    Obrigada por colocar o meu blog em sua lista, valeu!
    Parabéns pelo blog, está muito bom.
    Abraços, Márcia.

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